top of page

 

Este projeto permitiu levar alunos do ensino médio de escolas públicas pela primeira vez a espaços como museus históricos e museus de ciências já que estes estudantes não têm o hábito de frequentar estes locais. Os alunos participantes alegaram que não apresentavam  interesse em visitar antes estes espaços por falta de divulgação.

Espaços Visitados: Museu de Santo André, Parque Cientec e Sabina Escola Parque do Conhecimento

O museu de Santo André fundado em 1982 está localizado em um prédio centenário do primeiro grupo escolar de santo André e é um espaço que apresenta aos seus visitantes a memória e a história da cidade e região por meio de um acervo composto por aproximadamente 70 mil itens. As exposições e demais ações de difusão tratam das transformações que foram se delineando na cidade, seja no aspecto urbano, social, econômico, político ou cultural.

Os participantes do projeto avaliaram o museu de Santo André como o espaço menos atrativo. Por outro lado, eles acharam muito interessante e acolhedor visitar um museu de uma cidade em que eles vivem. Os estudantes não conheciam o museu  e quando passavam em frente ao local pensavam que era um hospital ou algo parecido. Ressaltaram a falta de divulgação do espaço. Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, do seu bairro e propuseram utilizar o museu com atividades relacionadas à cidade.

O Parque CienTec  fundado em 2001, que está localizado na antiga sede do IAG- USP é uma instituição que oferece entretenimento educativo  para crianças, jovens a adultos abordando temas da  ciência e da tecnologia. O Parque CienTec  recebe escolas agendadas e visitantes em geral e para pesquisadores que queiram realizar trabalhos de campo em diversas áreas, como astronomia, meteorologia, educação, ecologia, entre outras. Este espaço foi visitado estrategicamente sem o mediador para verificar a importância do mesmo e é possível afirmar que o papel do mediador é de suma importância para que haja uma maior interatividade. Os estudantes ficaram admirados por visitar um espaço que tem a função de museu e parque ao mesmo tempo.

Fundado em 2007, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, é um centro de ciências interativo de educação contemporânea do Estado de São Paulo, tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados, o público em geral pode se divertir enquanto aprende. O Sabina foi avaliado pelos participantes como o local mais atrativo devido a interação com os experimentos e a presença do mediador.

Podemos concluir que levar estudantes a espaços como estes foi uma experiência muito interessante para os idealizadores do projeto que conseguiram extrair algumas motivações como: os alunos sentiram falta de experimentos que trouxessem mais atividades referentes ao cotidiano deles bem como atividades que envolvessem mais tecnologia.  E para os jovens que demonstraram interesse em voltar e trazer seus amigos. Além disso, foi possível refletir em grupo a importância destes locais para alunos do ensino médio de escolas públicas, inclusive para aprender matérias de ciências  com mais prazer.

“Seria interessante, visitar este espaço (Sabina) antes da prova do ENEM, pois é forma diferente de aprender e ao mesmo tempo descontrair um pouco o stress que acumulamos para estudar.” Thamires Abreu da Silva.

Considerações Projeto Click Ciência primeira temporada.

bottom of page